Policom Solution Center Rio realiza Semana Data Center em fevereiro com treinamentos CCTT e DC100 - NetSeg

Policom Solution Center Rio realiza Semana Data Center em fevereiro com treinamentos CCTT e DC100

Educação | 2018-01-21

Além disso, de 26 a 28 de março, acontece DCDA do DC PRO Development, certificação inédita na cidade do Rio de Janeiro.

Localizado na sede da Policom Rio, o Policom Solution Center Rio, de 19 a 23 de fevereiro, promove a Semana Data Center, com condições especiais aos interessados em fazer os dois cursos agendados: DC100 Fundamentos de Infraestrutura de Data Center e CCTT Fluke Networks, ministrados por Marcelo Barboza, RCDD/NTS/ATS, que soma 30 anos de experiência em TI, é membro da BICSI e da comissão de estudos sobre cabeamento estruturado da ABNT/COBEI, conta com várias certificações e é especializado em monitoramento de infraestrutura de data centers, conceitos e critérios de avaliação.

“Serão cinco dias de conhecimento de altíssimo nível, com condições especialmente proporcionadas pelo Grupo Policom” comenta Anderson Luiz Carvalho, gerente de Marketing do Grupo Policom, reforçando o ineditismo de levar treinamentos técnicos aos profissionais da área de infraestrutura de redes de TIC (TI e Comunicações), Data Center e CFTV IP, na capital fluminense.

A promoção, detalhada em http://www.oraculoead.com.br/combos/semana-data-center-na-policom-rio?utm_source=mailchimp&utm_campaign=0300d6c2e1f0&utm_medium=page, compreende duas opções – 10% de desconto para pagamento em 2x, no cartão de crédito online, ou 15% de desconto no pagamento à vista via depósito bancário – dá R$ 680,00 em cursos online bonificados da Oráculo EAD. Além disso, há condições especiais para dois ou mais alunos da mesma empresa.

Além disso, em março, no período de 26 a 28, pela primeira vez a cidade do Rio de Janeiro (RJ), receberá a certificação DCDA, que se constitui curso preparatório da Estrutura de Progressão Profissional de DCPro e serve para apresentar aos estudantes as principais disciplinas relacionadas com os Data Centers. Essa ação marca a extensão da parceria do Grupo Policom com a DC PRO Development para a capital fluminense, nos mesmos moldes de São Paulo. Essa é uma certificação do Datacenter Dynamics e o Grupo Policom é parceiro na atividade para as regiões brasileiras Sul e Sudeste.

Mais informações sobre os treinamentos em https://mailchi.mp/policom.com.br/treinamentos.

DC100 – Fundamentos de Infraestrutura de Data Center

O curso DC100 é uma exclusividade do Grupo Policom, sendo voltado a profissionais da área de TI e telecomunicações, engenharia elétrica e mecânica, arquitetos, gerentes de projeto de TI e data center, assim como a todos os profissionais que estão entrando na área de infraestrutura de data centers.

Durante 14 horas divididas em dois dias (19 e 20 de fevereiro de 2018), das 9h às 17h, o DC100 objetiva introduzir o aluno no mundo dos Data Centers, apresentando os principais elementos e disciplinas de engenharia que compõe esses ambientes críticos de processamento e armazenamento de dados. Será dada uma visão geral de cada área, preparando o aluno para posteriores especializações.

O investimento inclui o livro “Data Centers - Engenharia: Infraestrutura Física” do Dr. Paulo Sérgio Marin, apostila e coffee-breaks.

O programa envolve:

·      Introdução – visão geral do data center: evolução, tipos e normas;

·      Tecnologia da informação – componentes de TI no data center: servidores, armazenamento, comunicação de dados, virtualização;

·      Disponibilidade – conceitos, redundância e manutenção planejada;

·      Arquitetura – a estrutura física de um data center, seus espaços críticos, áreas de suporte, forro e piso elevado;

·      Cabeamento estruturado – topologia, espaços, distribuidores, subsistemas, mídias, racks e caminhos;

·      Energia elétrica – principais componentes (transformador, gerador, UPS e outros), redundância e diagrama;

·      Climatização – conceitos, recomendações ambientais, tipos de máquinas, eficiência, free cooling e redundância;

·      Segurança física – patrimonial (acesso e CFTV) e incêndio (passivo e ativo);

·      Gerenciamento, automação e identificação;

·      Projeto – fases, seleção do site, disponibilidade, layout e capacidade;

·      Eficiência energética – data centers verdes, métricas e melhores práticas;

·      Certificação – um selo para o mercado;

·      O curso é totalmente baseado em normas nacionais e internacionais e guias de melhores práticas para infraestrutura de Data Centers

CCTT

Esse curso é especialmente indicado para profissionais que operam o equipamento de certificação Versiv™, tanto no meio óptico como em cobre, capacitando-os, com aulas práticas e teóricas, à realização correta dos diagnósticos e das leituras resultantes das análises que podem ser executadas pelo equipamento.

Realizada na plataforma Versiv™da Fluke Networks, cobrindo todo ciclo da certificação para testes em cobre nas categorias 3, 5e, 6A, F e FA e Cat 8 em fibra óptica, incluindo inspeção óptica e testes de certificação Tier 1 e Tier 2, a certificação é dividida em duas partes: CCTT Cobre ou CCTT Fibra, de um dia e meio cada. Além disso, em sala de aula, estarão disponíveis os equipamentos DSX-8000, CertiFiber Pro, OptiFiber Pro OTDR e FiberInspector.

O investimento inclui o material didático necessário.

Data Center Design Awareness

A certificação DCDA acontecerá no período de 26 a 28 de março e se constitui curso preparatório da Estrutura de Progressão Profissional de DCPro e serve para apresentar aos estudantes as principais disciplinas relacionadas com os Data Centers.  É especialmente indicado para profissionais envolvidas direta ou indiretamente na gestão e na operação de um data center existente ou com projeto em fase de construção.

Essa certificação se constitui um dos níveis do programa DC PRO Development e tem como diferenciais alinhamento aos padrões internacionais; instrutores especializados com mais de 10 anos de experiência; e aprendizado interativo, online e presencial. Além disso, a metodologia aplicada contribui para a progressão de carreira para especialista, pois a formação profissional oferecida tem como objetivo fornecer certificação, conhecimento e melhores práticas, para os profissionais de data centers que, usualmente, são provenientes de áreas diversas, como Telecom, Mecânica, Energia ou Sistemas que necessitam convergir as multidisciplinas que circulam no ambiente de um data center.

Em todos os cursos, os participantes são incentivados a debater sobre experiências reais de trabalho e os exercícios oferecem a oportunidade de pôr em prática o que foi aprendido e poder aplicar mais tarde, em seu próprio ambiente de data center.  As demais certificações são Energy and Cost Management (CEM), que explora o uso eficaz da energia por software, sistemas de TIC e infraestrutura de apoio do data center; Data Center Power Professional – DCPP – que busca desenvolver nos participantes a compreensão de como as necessidades de energia impactam o projeto e a operação do data center, a partir dos fundamentos de distribuição crítica dos componentes de energia, segurança e manutenção relacionados a investimentos em infraestrutura, e gerenciamento de suas complexidades e mudanças; Energy Efficiency Best Practices (EEBP), uma certificação que explora estratégias para o uso eficaz de energia em data center e, para isso, está alinhado com as normas do Código de Conduta Europeu, ASHRAE, The Green Grid e BCS - The Chartered Institute for IT; e Critical Operations Professional é de nível avançado e cobre a operação de data center por facilities, mudanças e alterações de equipes de cabeamento, e avalia a criticidade do negócio e níveis Tier por meio de procedimentos operacionais.