Grupo Policom leva certificações inéditas para o Rio de Janeiro - NetSeg

Grupo Policom leva certificações inéditas para o Rio de Janeiro

Educação | 2017-12-01

CCTT, Nexans e DC Pro serão realizadas no Policom Solution Center Rio.

Em funcionamento desde 5 de outubro, o Policom Solution Center Rio, localizado na sede da Policom Rio, está com agenda de cursos e certificações, confirmando seu objetivo de levar aos profissionais do Rio de Janeiro eventos inéditos.

A primeira ação acontece de 6 a 8 de dezembro de 2017, das 9h às 18h, e envolve a certificação CCTT (Certified Cabling Test Technicial), da Fluke Networks, que tem o Grupo Policom como um dos seus principais parceiros de divulgação do treinamento. A meta desse curso que tem validade internacional é de levar aos participantes o entendimento das normas e das tecnologias que envolvem os sistemas de cabeamento de alta performance; capacitar à aplicação dos certificadores de cabos num projeto, no mundo real, para testar, certificar e atingir alta performance nas instalações. Até 30 de novembro, as inscrições para o CCTT estão com 10% de desconto no pagamento à vista.

Em uma ação pioneira, o Grupo Policom e a Nexans realizarão nos dias 13 e 14 de dezembro, das 9h às 18h, curso de Certificação Nexans no Policom Solution Center Rio (PSC Rio). O curso – que será ministrado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, (FDTE), vinculada à Universidade de São Paulo/USP – é dedicado a profissionais da área de infraestrutura de cabeamento que atuam com instalações de sistemas de infraestrutura de transmissão de dados (integradores e canais), o curso abrange temas como revisão de normas técnicas, análise teórica e prática de produtos, promovendo capacitação profissional e certificação validada pela Nexans.

Para 2018 está confirmada a realização da certificação Data Center Design Awareness (DCDA), que marca a extensão da parceria do Grupo Policom com a DC PRO Development para a capital fluminense, nos mesmos moldes de São Paulo. Essa é uma certificação do Datacenter Dynamics e o Grupo Policom é parceiro na atividade para as regiões brasileiras Sul e Sudeste.

CCTT

Esse curso é especialmente indicado para profissionais que operam o equipamento de certificação Versiv para as mídias óptica e cobre, permitindo a esses técnicos, entre outros pontos, conhecer a variedade de aplicações instalando sistemas de cabos UTP e fibra óptica; e aprender a realizar diagnósticos, capacitando-os à análise proporcionada por esses certificadores em obras e projetos. Com aulas práticas e teóricas em testes em cobre e fibra óptica.

Realizada na plataforma Versiv™da Fluke Networks, cobrindo todo ciclo da certificação para testes em cobre nas categorias 3, 5e, 6A, F e FA e em fibra óptica, incluindo inspeção óptica e testes de certificação Tier 1 e Tier 2, a certificação é dividido em duas partes: CCTT Cobre ou CCTT Fibra, de um dia e meio cada. Além disso, em sala de aula, estarão disponíveis os equipamentos DSX-5000, CertiFiber Pro, OptiFiber Pro OTDR e FiberInspector Pro.

O investimento para o curso completo de três dias é de R$ 1.200,00, pagáveis em até 2 parcelas no cartão de crédito online, e até 30 de novembro é dado 10% de desconto no pagamento à vista. Em todos os casos, está incluído o material didático necessário.

O CCTT é ministrado por Marcelo Barboza, RCDD/NTS/ATS, que soma 30 anos de experiência em TI, é membro da BICSI e da comissão de estudos sobre cabeamento estruturado da ABNT/COBEI, conta com várias certificações e é especializado em monitoramento de infraestrutura de data centers, conceitos e critérios de avaliação.

Informações e inscrições na sessão AGENDA no site do Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br).

Certificação Nexans

Entre os temas enfocados – fundamentalmente vinculados à tecnologia e às soluções Nexans para rede local – estão normas, práticas e manuseio de soluções para cabeamento estruturado, assim como garantias e políticas do fabricante global. Ao final, será aplicada prova e os aprovados receberão certificado.

Data Center Design Awareness

A certificação DCDA acontecerá no período de 26 a 28 de março e se constitui curso preparatório da Estrutura de Progressão Profissional de DCPro e serve para apresentar aos estudantes as principais disciplinas relacionadas com os data centers.  É especialmente indicado para profissionais envolvidas direta ou indiretamente na gestão e na operação de um data center existente ou com projeto em fase de construção.

Como informa Anderson Carvalho - gerente de Marketing do Grupo Policom - clientes da Policom RJ têm desconto na inscrição. As informações devem ser solicitadas pelo email mkt@policom.com.br.

Essa certificação se constitui um dos níveis do programa DC PRO Development e tem como diferenciais alinhamento aos padrões internacionais; instrutores especializados com mais de 10 anos de experiência; e aprendizado interativo, online e presencial. Além disso, a metodologia aplicada contribui para a progressão de carreira para especialista, pois a formação profissional oferecida tem como objetivo fornecer certificação, conhecimento e melhores práticas, para os profissionais de data centers que, usualmente, são provenientes de áreas diversas, como Telecom, Mecânica, Energia ou Sistemas que necessitam convergir as multidisciplinas que circulam no ambiente de um data center.

Em todos os cursos, os participantes são incentivados a debater sobre experiências reais de trabalho e os exercícios oferecem a oportunidade de pôr em prática o que foi aprendido e poder aplicar mais tarde, em seu próprio ambiente de data center.  As demais certificações são Energy and Cost Management (CEM), que explora o uso eficaz da energia por software, sistemas de TIC e infraestrutura de apoio do data center; Data Center Power Professional – DCPP – que busca desenvolver nos participantes a compreensão de como as necessidades de energia impactam o projeto e a operação do data center, a partir dos fundamentos de distribuição crítica dos componentes de energia, segurança e manutenção relacionados a investimentos em infraestrutura, e gerenciamento de suas complexidades e mudanças; Energy Efficiency Best Practices (EEBP), uma certificação que explora estratégias para o uso eficaz de energia em data center e, para isso, está alinhado com as normas do Código de Conduta Europeu, ASHRAE, The Green Grid e BCS - The Chartered Institute for IT; e Critical Operations Professional é de nível avançado e cobre a operação de data center por facilities, mudanças e alterações de equipes de cabeamento, e avalia a criticidade do negócio e níveis Tier por meio de procedimentos operacionais.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) investe no atendimento do cliente com produtos de valor agregado e preço acessível, que pode ser adequado ao orçamento do cliente sem redução da qualidade final do projeto. Caracterizando-se, também, por atuação comercial flexível, o Grupo Policom insere inovação e criatividade em seu DNA, agregando entre seus diferenciais competitivos o fato de ser 100% brasileiro. Além disso, seus colaboradores são focados no desenvolvimento e na criação de soluções que atendem os clientes e transfiram conhecimento tanto aos parceiros comerciais, quanto ao cliente final.

Essas características preservadas e fortalecidas ao longo de mais de 20 anos mantém o Grupo Policom como referência no mercado nacional de distribuição de produtos dos principais fabricantes do mercado, para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais. A empresa consolidou sua posição nos segmentos de Data Centers e CFTV IP. Em 2016, iniciou sua atuação nas áreas de gestão de energia – com o fornecimento de NoBreaks e cabos elétricos – e controle de acesso IP. Sua atuação estende-se aos mais diversos setores produtivos, a exemplo de operação crítica, data centers, infraestrutura de transporte e logística, portos e aeroportos, ambientes corporativos, redes varejistas e shopping centers, hospitais, universidades, indústrias, estádios e arenas esportivas, estacionamentos etc.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP) e Policom Paraná (Curitiba-PR), mantendo colaboradores regionais para áreas específicas, como interior dos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O Policom Solution Center, o Paris Cabos Solution Center e o Policom Solution Center Rio são espaços direcionados a treinamento, capacitação e demonstração das soluções de alta tecnologia comercializadas, funcionando como um showroom aberto à visitação pelos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizado para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade e CFTV IP. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDD entre seus mais de 120 colaboradores.