Grupo Policom® instala maior showroom Redwood® da América Latina - NetSeg

Grupo Policom® instala maior showroom Redwood® da América Latina

Varejo | 2015-08-28

Solução integra o Policom Solution Center e está em demonstração permanente. Em outubro, será inaugurado segundo espaço dedicado à tecnologia.

Bastante flexível em termos de aplicação, podendo ser instalada em Data Centers, hospitais, escritórios corporativos, centros comerciais, entre outras, a solução Redwood®, novidade da CommScope® para gerenciamento de espaços, gera melhoria do conforto e aumento da produtividade das pessoas.

A solução – em demonstração no Policom Solution Center, que é o maior showroom da marca em toda a América Latina – agrega eficiência em toda a operação de edifícios inteligentes, podendo contribuir com até 29 pontos no programa LEED. O sistema é baseado em hardware, sensores e software de gerenciamento, permitindo controle total do ambiente, assegurando que o aquecimento e a refrigeração do espaço sejam acionados apenas quando houver ocupação, determinando se uma sala de reuniões está disponível ou avaliando o percentual de espaço que está sendo aproveitado, permitindo aos clientes visão detalhada de como suas instalações funcionam de maneira inteligente.

O Redwood, que conta com sensores alojados em luminárias LED, cria uma rede de iluminação inteligente. Comercializada pelo Grupo Policom® no mercado brasileiro desde meados de 2014, época em que a CommScope introduziu a novidade no mercado brasileiro. “Está no nosso DNA trabalhar com inovação. Comemoramos 20 anos de trabalho com infraestrutura, temos total capacidade de desenvolver o mercado em conjunto com a CommScope, levando para os nossos clientes e parceiros mais esta tecnologia de ponta”, afirma Sandro Gonçalves, diretor comercial da Policom SP, ao falar sobre a instalação, no Policom Solution Center, o maior showroom da Redwood na América Latina. O sistema está em pleno funcionamento desde 9 de dezembro de 2014.

A implantação desse showroom é uma das ações definidas pelo Grupo Policom para esta nova linha de produtos. O investimento na solução inclui, ainda, fortalecimento dos parceiros, para agregar valor ao negócio. O Grupo Policom é responsável por identificar os integradores que atendem aos requisitos mínimos para homologação no programa de canais Redwood, além de cooperar com a divulgação do curso técnico de luminotécnica.  Desse modo, ao adquirir as soluções de Gestão de iluminação da CommScope de canais devidamente homologados, o cliente final terá acesso ao PartnerPRO Network, com profissionais qualificados, aptos a instalar ou a readaptar as soluções de iluminação de forma rápida e confiável. Em outubro, será inaugurado o segundo maior showroom da marca na nova sede da Paris Cabos, que estará localizada na Avenida Francisco Matarazzo, em São Paulo (SP).

No Brasil, a CommScope homologou a ITAIM como fornecedora oficial das luminárias LED compatíveis com Redwood, fabricante que neste ano de 2015 está completando 50 anos de sua fundação, com fábrica localizada em Embu, no estado de SP.

Sandro Gonçalves ressalta que a experiência “está sendo muito positiva, pois a Itaim é uma empresa sólida no mercado e tradicional no segmento, além de flexível e extremamente competente. Estamos atuando em conjunto, somando esforços, com cada empresa fazendo a sua parte no negócio, mas de forma integrada, levando para o cliente final o melhor projeto de eficiência energética”.

Benefícios da solução Redwood

A Redwood pode atender a projetos de eficiência energética exigido pela ANEEL com muita facilidade, uma vez que o sistema possuiu um software que disponibiliza relatórios de consumo muito detalhado, comprovando sua eficiência neste parâmetro de redução de consumo. Por benefícios como esse, o Grupo Policom viu na solução mais do que apenas um sistema de iluminação.

“Enxergamos o real potencial da solução que é o gerenciamento do ambiente como um todo. O interesse aumentou ainda mais ao detectar a possibilidade de fornecer dados através dos sensores para o usuário interagir com outros sistemas prediais, e, por isso, o Grupo Policom resolveu investir pesado na solução. As metas são agressivas, mas ainda é cedo para falar em números. Acredito que o potencial é muito grande principalmente devido à grande demanda de projetos de eficiência energética e à necessidade de redução de custo”, informa Sandro Gonçalves.

Segundo ele, a solução Redwood também proporciona, ao cliente, mais alguns benefícios, a exemplo da opção de incluir o equipamento denominado "Director", dispositivo que facilita a comunicação de duas vias entre a plataforma de sistemas Redwood e as aplicações do sistema de gestão do edifício externo (BMS). O "Director" Redwood suporta o protocolo de comunicação BACnet / IP para a construção de redes de automação e controle.

Uma solução para redes de iluminação e sensores inteligentes

Sensores integrados e switches detectam movimento, temperatura e níveis de luz, e informam esses dados através de um software de fácil utilização, transformando os dados de consumo de energia em conhecimentos práticos, que integram, através da sua API, outros sistemas de construção para reduzir custos.

A solução de iluminação inteligente Redwood, da CommScope, oferece potência, comunicação e controle centralizados para, no máximo, 48 dispositivos de iluminação LED.

Como resultado, aumenta a eficiência energética e reduz os custos, favorecendo a obtenção da certificação LEED e reduzindo o índice de PUE (Power Usage Efficiency ou Eficiência no Consumo da Energia), pois utiliza controles automatizados, políticas de programação, aproveitamento da luz do dia, escurecimento paulatino e recessos pré-configurados. Desse modo, os gastos gerais de energia elétrica desvinculados do uso de computadores são otimizados, possibilitando, ainda, diminuição com as despesas de manutenção e troca de equipamentos.

Outro benefício relaciona-se aos sensores que detectam o movimento e, portanto, favorecem a análise da forma de ocupação do espaço e monitoram rotas de alto tráfego. Baseando-se nos dados sobre utilização, a plataforma pode auxiliar no desenvolvimento de planos para melhor aproveitamento do espaço e no gerenciamento dinâmico das salas de reunião dos edifícios. Além disso, como a plataforma utiliza cabeamento de baixa tensão sobre os cabos de infraestrutura existentes, reduz custos de implantação e agiliza alterações em software.

Integração a sistemas de automação predial

A solução também se integra a outros sistemas do edifício, através de uma API aberta, o que a torna mais ágil, personalizável e segura. Os dados gerados pela rede de sensores podem ser usados para aproveitar ao máximo as oportunidades de eficiência por todo o edifício, incluindo os sistemas de dados, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e segurança.

E mais: possui o Redwood Manager, que possibilita acesso via web, seguro e simples, por meio de um PC ou de um smartphone para o início de operação, controle e geração de relatórios sobre a rede de iluminação e sensores. O relatório do painel de controle mostra a temperatura e o consumo de energia por setor do edifício, e emite alertas de manutenção por meio de uma conexão segura.

Sobre a ITAIM

A história da ITAIM Iluminação iniciou em 1965 no promissor bairro do Itaim Bibi. Os primeiros produtos surgiram com intenção de seu fundador em fabricar produtos com qualidade e que facilitassem a instalação e manutenção. Ao longo dos anos, a empresa cresceu e mudou-se para o município de Embu das Artes, o que permitiu a ampliação de sua capacidade de produção.

Hoje, em uma planta com 30.000m², modernos equipamentos e laboratórios, a ITAIM Iluminação tornou-se uma das mais bem sucedidas e respeitadas empresas de iluminação no Brasil, oferecendo uma ampla diversidade de produtos, com tecnologia e excelência.

Redwood e CommScope

Recentemente, para atender à crescente demanda das empresas voltadas a plataformas de infraestrutura inteligentes em grande escala, a CommScope adquiriu a Redwood Systems, Inc., provedora de soluções de instalações de iluminação dotadas de eficiência energética e redes de sensores integrados para data centers e edifícios.

Redwood, uma empresa de capital fechado com escritórios nos EUA e Reino Unido, é uma especialista em diodo emissor de luz (LED), tecnologia que facilita obter, a um custo menor, locais de trabalho de maior desempenho.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) investe no atendimento do cliente com produtos de alto valor agregado e de preço acessível, que pode ser adequado ao orçamento do cliente sem redução da qualidade final do projeto. Caracterizando-se, também, por atuação comercial flexível, o Grupo Policom insere inovação e criatividade em seu DNA, agregando entre seus diferenciais competitivos o fato de ser 100% brasileiro. Além disso, seus colaboradores são focados no desenvolvimento e na criação de soluções que atendem os clientes e transfiram conhecimento tanto aos parceiros comerciais, quanto ao cliente final.

Essas características preservadas e fortalecidas ao longo desses 20 anos mantém o Grupo Policom como referência no mercado nacional de distribuição de produtos dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP. Sua atuação estende-se aos mais diversos setores produtivos, a exemplo de operação crítica, data centers, infraestrutura de transporte e logística, portos e aeroportos, ambientes corporativos, redes varejistas e shopping centers, hospitais, universidades, indústrias, estádios e arenas esportivas, estacionamentos etc.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP) e Policom Paraná (Curitiba-PR), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados é um espaço direcionado a treinamento, capacitação e demonstração das soluções de alta tecnologia comercializadas, funcionando como um showroom aberto à visitação pelos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 160 colaboradores.