Migre para IP usando cabo já existente - NetSeg

Migre para IP usando cabo já existente

Cabeamento | 2015-03-27

Migre para IP usando cabo já existente

por: Antonio Perez, NVT

Chamada: Escolha, economia, velocidade de desenvolvimento e conveniência. É isso o que a reutilização de cabo existente pode oferecer ao usuário se quer mudar seu sistema de vigilância analógico existente, controle de acesso ou sistema de interfone IP.  

A reutilização de um cabo existente deve ser considerada porque:

• Não há necessidade de comprar um cabo novo, aproveitando assim os investimentos que já foram feitos em cabos.

• Havendo menos ou nenhum cabo a instalar, a instalação pode permanecer operacional.

• A economia de custos feita usando um cabo existente pode ser utilizada na compra de mais câmeras de melhor qualidade.

• Aplicações verticais como elevadores, túneis, minas, metrô e estações de trem tem pacotes de “cabo fechado” - portanto tipicamente necessitam reutilizar o cabo que já tem.

• É menos custoso do que uma alternativa baseada em fibra.

• Não há necessidade de eliminar e reciclar cabos velhos.

Falta de escolha

Durante décadas, dezenas de milhões de câmeras de Circuito Fechado de Televisão analógicas se conectavam aos equipamentos de gravação e controle mediante cabo coaxial. O fato é que cerca de 80% das câmeras analógicas que se instalam através de cabo coaxial tem seções de cabos maiores que o padrão para Ethernet de 100m, geralmente uma faixa media de 150-200m.

Atualmente, os clientes no mercado de segurança são informados que a única forma de implementar uma rede de vídeo vigilância por vídeo IP é eliminar todo o cabo coaxial existente e “inundar” suas instalações com cabeamento estruturado Cat 5/6. Mas, o que acontece com essas seções grandes que eram analógicas?

 

Uma vez mais, a indústria está dizendo aos clientes que utilizem UTP Cat 5/6 e “simplesmente” repitam o sinal em algum lugar antes do intervalo de 100m. E com certeza, no ponto de intermediação IDF (se puder encontrar um), também alimentar o cabo extensor/repetidor com energia elétrica, que deve ser instalada. Isso pode ser caro.

Uma alternativa viável

Uma alternativa ao cenário trabalhoso e custoso descrito anteriormente é utilizar o cabo existente e empregar um sistema híbrido de transmissão IP. Existem sistemas de transmissão de migração para IP chamados “IP sobre qualquer cabo”, cuja tecnologia do mercado de hoje em dia permite a instaladores/usuários finais aproveitar distâncias maiores de energia PoE e Ethernet utilizando cabos existentes.

Basicamente, essa tecnologia híbrida permite que qualquer cabo existente seja reutilizado desde que esteja em condições razoáveis. Assim, seja ele coaxial, UTP, fio duplo ou algum outro cabo de cobre, trançado ou não, pode ser utilizado para a migração para IP. Esta tecnologia robusta de migração para IP permite aos instaladores se aproximarem de seus clientes com um novo kit de ferramentas de opções de migração e benefícios associados.

Vantagens e características da tecnologia “IP sobre qualquer cabo”

• Permite o uso de qualquer tipo de cabo, a quase qualquer distância e através de qualquer topologia.

• Supera a limitação de distância de 100m para Extensor de Repetidor de dados de Ethernet.

• Potência de 50 watts de PoE para dispositivos IP (câmeras, intercomunicadores, controle de acesso, etc.) a grandes distâncias.

• Utiliza um cabo para fornecer conexão IP e PoE a múltiplas câmeras e dispositivos IP.

• Diagnósticos de sistemas e monitoramento úteis.

Flexibilidade e economia de custos

A flexibilidade das soluções de migração “IP sobre qualquer cabo”, proporciona uma migração rentável, simples e transparente que evita as instalações de cabos superfaturadas.

Se alguém fosse instalar uma nova infraestrutura de rede de Ethernet, o projeto normalmente se instalaria em uma única operação completa, prejudicial e custosa. A magnitude do projeto obrigaria um recondicionamento da rede comparativamente custosa e operacionalmente interruptiva para o usuário final. No caso de um hospital, por exemplo, raramente pode se dar ao luxo de deslocar os pacientes, ou fechar grandes áreas das instalações. Para um hospital privado, esses fechamentos significam uma perda de atendimentos e uma redução na qualidade dos mesmos. Assim, quando um hospital está a procura de modernização, a solução híbrida IP pode fazer muito sentido.

Grande variedade de cabos e topologias

É inerente à maioria das infraestruturas de cabeamento de edifícios o fato de terem sido misturados, com o tempo, cabos de diversos tipos e tamanhos. Alguns poderiam pensar que isso é um inconveniente, enquanto outros podem ver que é um recurso a se capitalizar. A tecnologia “IP sobre qualquer cabo” permite o funcionamento em rede multi-pontual usando qualquer topologia de cabeamento, em estrela ou em cadeia, e com qualquer combinação do mesmo.

Sabemos que a Ethernet convencional tem uma limitação de distância entre os pontos via UTP de 100 metros. Para o instalador, se a distância de transmissão é maior, normalmente significa que armários FDI devem estar colocados em lugares diferentes ao longo das instalações, com o objetivo de criar um ponto repetidor de dados e de fornecimento de energia adequado. Isso normalmente implica na instalação de um armário ou sistema com cadeados.

Normalmente, as câmeras analógicas são implementadas com distâncias de transmissão superiores a 150m. Assim, com uma limitação de distância de Ethernet de 100m, superar essa distância de 150m iria requerer ao menos a instalação de um novo FDI com o repetidor Ethernet. E não podemos esquecer também que é necessário fornecer energia aos FDI. Isso significa agregar gastos para FDI, fornecimento, repetidores, mão de obra, etc.  

Com esta solução híbrida “IP sobre qualquer cabo”, até 56VDC de energia PoE são proporcionados pela sala de controle, com até 50 watts distribuídos para o produto de transmissão IP na câmera/dispositivo final. Não são necessários repetidores, nunca. Câmeras/dispositivos IP podem operar desde a mesma UPS junto a outros equipamentos na sala de controle. Simples.  

O produto de migração para IP baseado no cabo coaxial típico do mercado atual é bem ponto a ponto (significa que há um transmissor alimentado localmente na câmera e um transmissor alimentado localmente na sala de controle), ou é alimentado desde um ponto PoE com um interruptor PoE. Isso não é suficiente para os sistemas multicâmeras. Com um receptor hub híbrido IP na sala de controle, o potencial do sistema se maximiza suportando múltiplos transmissores remotos e suas câmeras.

A tecnologia é capaz de aproveitar um cabo para fornecer conectividade de transmissão de múltiplas câmeras. Sim, mais de um dispositivo IP pode se conectar a um único cabo. Isso resulta em uma atualização de dispositivo (câmera) IP fácil e rentável, com mão de obra de instalação mínima, aproveitando plenamente o investimento do cliente nos cabos já existentes.

Uma migração incremental é possível

A transmissão a grandes distâncias é genial e a flexibilidade da topologia de cabeamento também, mas a melhor parte dessa tecnologia é que ela oferece ao cliente a escolha de qual câmera ou dispositivo trocar e quando. Nem todos podem fazer uma atualização para IP de uma só vez. O mais importante é ter a capacidade correta no lugar correto. Com essa tecnologia híbrida IP, câmeras individuais podem ser tiradas e trocadas por várias câmeras nesse mesmo lugar, permitindo maior cobertura de imagem e qualidade. Toda essa opção permite que as operações do usuário controlem o impacto do projeto na agenda de trabalho.

Mais vantagens

Estas soluções IP de conversores de meios adaptáveis a qualquer cabo não apenas se limitam a suportar câmeras IP. Devido a sua flexibilidade por ser capaz de utilizar qualquer cabo ou topologia, facilmente pode ser utilizado para proporcionar Ethernet/PoE para controle de acesso, suporte a pontos de acesso Wifi, telefones IP, estações de entrada ou qualquer outra aplicação de transmissão de Ethernet.

Conclusão

A elegância dessa solução híbrida é a simplicidade do design e aplicação. A instalação é fácil, os dados são robustos e confiáveis e todo mundo economiza dinheiro. A tecnologia permite a mais instaladores abordarem um projeto de migração para IP com um novo conjunto de opções financeiras e de implementação da instalação mediante o uso da infraestrutura existente de cabos.