6ª edição da feira e congresso NETCOM proporcionou grandes oportunidades de negócios - NetSeg

6ª edição da feira e congresso NETCOM proporcionou grandes oportunidades de negócios

Estatísticas | 05/09/2013

Evento reuniu 200 expositores e mais de 10 mil visitantes em três dias de feira e congresso.

O NETCOM, feira e congresso de redes e telecomunicações, ocupou 4.500m² do Expo Center Norte, em São Paulo, e reuniu aproximadamente 10 mil profissionais do setor, entre os dias 27 a 29 de agosto. Em relação à edição anterior, em 2011, o número de congressistas aumentou 15%, chegando a 500 participantes. O evento contou ainda com 200 expositores, 50 a mais que a edição anterior.

A percepção geral dos expositores e público visitante da feira NETCOM 2013 é de que apesar de o mercado como um todo ter apresentado grande retração no primeiro semestre deste ano, problema agravado recentemente com a alta do dólar, as empresas esperam uma melhora no segundo semestre, e há grandes expectativas com obras em aeroportos e estádios que estão em andamento. O evento, dedicado aos profissionais do segmento de redes, TI e telecom, gerou boas oportunidades de negócios, de acordo com os participantes, e contou com a participação de importantes fabricantes, integradores e distribuidores do mercado.

A Dutotec, uma das empresas expositoras, mostrou sua nova linha de produtos, como o R40, além de fixar a marca e fazer relacionamento com os clientes. "O retorno foi acima da expectativa e surpreendente. Melhorou bastante nos últimos quatro anos. Nesta edição, estavam presentes indústrias e cliente final", diz Rafael Kinceszki, diretor técnico da Dutotec, complementando que a empresa deve participar do próximo evento pelo resultado positivo obtido.

A Womer também enxerga a participação na feira NETCOM como uma oportunidade para apresentar novos produtos ao mercado. "A visitação no estande foi muito boa, recebemos clientes atuais, ex-clientes e novos contatos. Existem muitas possibilidades de negócios. Acreditamos que teremos pelo menos 20 gerados a partir da NETCOM", diz Vicente Monteiro Martinho, diretor geral da Womer. Martinho conta ainda que o evento trouxe profissionais de várias as regiões do país, principalmente, da região Sul.

Para a Fluke Networks, a procura por soluções de certificação de fibras durante a feira demonstra um aquecimento dessa fatia do mercado. "Essa necessidade pode ser perfeitamente atendida pelos produtos da nossa família Versiv", diz Marcos Corrêa, gerente nacional de vendas da companhia.

A Klint foi para o evento demonstrar suas soluções prediais, industriais e de data center. "Tenho percebido um aquecimento do setor na atualização de infraestrutura, o que traz mais uma oportunidade de negócios", expõe Flavio Tomsic, diretor comercial da Klint. Para ele, houve uma qualificação dos visitantes e congressistas e a Klint conseguiu gerar oportunidades. "Com certeza participaremos da próxima edição", adianta o executivo.

O primeiro dia do evento foi o mais interessante para oportunidades de negócios, de acordo com Marcelo Luiz Rossetti, coordenador de marketing na Legrand. O executivo conta que a empresa veio com um posição diferente nesta edição: a Legrand participou com a presença de seus distribuidores em seu estande o que contribuiu para a geração de leads. "Surgiram várias oportunidades e fechamos alguns negócios", diz Rossetti, que também pretende estar na próxima edição.

Uma das preocupações demonstrada pelos visitantes é com monitoramento e melhor aproveitamento de energia, de acordo com Jayme Cosceli, diretor geral da TCSolutions. "Participamos da NETCOM há três edições e pudemos notar uma transformação geral do evento. Muitos expositores trabalhavam com cabeamento estruturado (cabos e conectores) e, nesta edição, percebi que o destaque para data centers está maior. Com isso, a NETCOM se torna mais atraente para o Facility Manager", complementa Cosceli.

Raphael Macedo, gerente de contas de SIAE Microelettronica, informou que a empresa possui atualmente 30% de participação no mercado brasileiro de soluções de rede sem fio e rádios micro-ondas. O executivo espera que com a participação na NETCOM essa porcentagem aumente entre os próximos três a seis meses. "Durante a feira fechamos 100 mil Euros em negócios, com oito empresas", comemora Macedo, complementando que os visitantes da feira vêm de muito longe algumas vezes e, por isso, estão decididos a investir. Macedo afirmou ainda que a empresa já está com a participação confirmada na segunda edição do Congresso RTI Provedores de Internet, que acontecerá no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 1 de abril. O congresso também é promovido pela Aranda Eventos.

Expositor no evento pela primeira vez, a WDC Networks levou ao estande muitas novidades de seus parceiros. "A participação foi satisfatória, temos novas possibilidades de negócios, alguns fechados e muitos prospects", completa Heloisa Passos, gerente de marketing da WDC Networks.

Para a Telcabos, a NETCOM possibilita a manutenção do relacionamento com seus clientes. A empresa apresentou todo o seu portfólio de produtos aos visitantes, principalmente, aos que não conheciam seu trabalho. "O público presente atingiu nossa expectativa. O objetivo é se relacionar. Pudemos fechar alguns negócios, além de gerar oportunidades futuras", conta João Luiz Cássio Silva, diretor de marketing da Telcabos. A empresa conta ainda que recebeu clientes do interior do estado, entre eles, representantes de prefeituras e outros órgãos públicos.

Em paralelo à feira, aconteceu o congresso que, ao longo dos três dias de evento, contou com 49 palestras e 500 participantes. Um dos destaques ficou para a questão da eficiência energética em data centers. "Aproximadamente 2% da energia mundial é consumida por data centers. No Brasil, consumiu-se 48% a mais de energia em 2012, cerca de 280 MW", de acordo com Mauro Faccioni Filho, da Fazion.

Para as redes sem fio, o destaque ficou com a palestra sobre redes Wi-Fi de 5a. geração (padrão 802.11ac). O novo padrão é uma evolução do anterior, 802.11n, e seu objetivo é fornecer taxas de 1Gbit/s. "Para os usuários domésticos, o desafio é ter múltiplos canais de conteúdo e de alta definição que atenda a todas as áreas da casa. Para as empresas, o desafio é disponibilizar uma rede com velocidade e latência que atendam às necessidades e exigências das redes corporativas que contam com ambientes de alta densidade, grande variedade de aplicações e dezenas de clientes conectados por AP ao mesmo tempo, principalmente, nas empresas que permitem que os funcionários possam usar os dispositivos que mais os agradam para a realização das suas tarefas profissionais, prática essa conhecida como BYOD (Bring Your Own Device)", explicou Osni Augusto Souza da Silva, da UniFOA.

Já em cabeamento estruturado, o consultor Paulo Marin abordou as atualizações nas normas, revisadas duas vezes nos últimos dez anos. "A NBR 14565 (2012) agora especifica cabeamento para edifícios comerciais e data centers. Os desenvolvimentos continuam e novas normas estão em fase final de elaboração e em projeto. Até o final de 2013, teremos a norma brasileira de cabeamento estruturado para aplicações residenciais publicada e os trabalhos da norma brasileira de encaminhamentos e espaços para cabeamento estruturado em fase avançada de desenvolvimento", disse Marin. O consultor informou ainda que há alguma discussão sobre a possibilidade de implementação da aplicação 40 Gigabit Ethernet (40GbE) em cabeamento balanceado e também sobre o desenvolvimento da Categoria 8 de cabeamento que teria como objetivo atender aos requisitos de camada física para cobre".

A próxima edição da Feira e Congresso NETCOM, vai acontecer em 2015. Detalhes sobre exposições e congressos dirigidos à cadeia de redes, TI e telecomunicações podem ser obtidos com a Aranda Eventos pelo telefone (11) 3824-5300. Em breve, as informações estarão disponíveis também pelo site www.arandanet.com.br.

Assessoria de Imprensa - Capital Informação