Criminosos estão cada vez mais especializados e audaciosos - NetSeg

Criminosos estão cada vez mais especializados e audaciosos

Estatísticas |

As últimas notícias sobre casos de assaltos a condomínios, roubos de carga e de transporte de valores revelam uma tendência preocupante: a criminalidade tem atuado de maneira cada vez mais especializada e com poder de fogo cada vez maior. O crescimento do número de roubos ao patrimônio no Estado de São Paulo reflete a situação: no primeiro semestre de 2012, foram mais de 592 mil ocorrências contra 571 mil no mesmo período de 2011. Além disso, o aumento do número de policiais militares mortos comprova a audácia dos criminosos.

Para o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp), João Palhuca, é preciso haver maior integração entre as forças de segurança e uma ação de inteligência eficiente para conter os criminosos: “Estamos em uma situação bastante delicada no Estado e temos nos deparado com casos cada vez mais surpreendentes e audaciosos, que nos forçam a buscar soluções e recursos novos que impeçam ações equivalentes”.

Ainda de acordo com Palhuca, investigações como as que prenderam um suspeito de praticar 21 assaltos a banco no Estado de São Paulo, só neste ano, e o bando especializado em roubo de cargas, são importantes para desconstruir o crime. “Não podemos simplesmente aceitar que essas situações aconteçam e os criminosos fiquem impunes, é preciso provar que o caminho do crime não compensa”.