A cobertura do NetSeg no evento de Crimes Cibernéticos em Brasília destacou a Cellebrite - NetSeg

A cobertura do NetSeg no evento de Crimes Cibernéticos em Brasília destacou a Cellebrite

Estatísticas |

Por, Stefanie Chasseraux

Aconteceu na semana passada, em Brasília, a IX Conferência Internacional de Crimes Cibernéticos.

O evento reuniu mais de 40 especialistas, nacionais e internacionais, em 50 atividades distribuídas entre palestras, sessões de treinamentos, minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos, desafios forense e ICOFCS (International Conference on Forensic Computer Science) e outras mais. Ao todo, mais de 700 pessoas, de 13 países, circularam pelos três dias do evento.

Um dos grandes destaques do evento foi a empresa Cellebrite, líder mundial em soluções móveis para análise forense. No estande da empresa foram apresentadas as principais ferramentas desenvolvidas para a extração de todo tipo de material, dados e informações em dispositivos móveis existentes, incluindo tablets, aparelhos de GPS e smarthphones.

Shai Segal, Diretor Sênior de vendas da Cellebrite, concedeu uma entrevista exclusiva para o Net Seg e explicou um pouco mais sobre os dispositivos e a gama de ferramentas conhecidas como série UFED, que em inglês corresponde à expressão ‘Dispositivo Universal de Extração Forense’.

O senhor tem algum número específico para nos passar de quantos crimes cibernéticos a Cellebrite já operou?

Os produtos móveis forenses da Cellebrite são utilizados para aplicação da lei, militar, inteligência, segurança corporativa e agências de investigação em todo o mundo com as ferramentas necessárias para análise de dispositivos móveis. Apesar dos nossos produtos serem utilizados para ajudar na solução de crimes, investigação e, mais recentemente, litígios civis, não temos ou recebemos números específicos ou quaisquer detalhes sobre o uso das nossas soluções em crimes por causa da sensibilidade e privacidade das investigações.

Essa extração de todo tipo de material, dados e informações é autorizada por qual órgão?

As soluções são utilizadas por militares, forças do exército, detetives ou qualquer pessoa autorizada legalmente pelo seu país a fazer uso da ferramenta para investigação.

Existe algum tipo de acordo ou quebra de acordo para entrar em informações privadas?

As organizações que tenham adquirido qualquer uma de nossas soluções no passado são treinadas por um representante da Cellebrite na extração de dados a partir de dispositivos móveis.

Quais as principais ferramentas da empresa hoje?

A Cellebrite desenvolveu uma gama de ferramentas poderosas conhecidas como série UFED, que podem extrair, decodificar e analisar todos os tipos de dados da camada física de qualquer dispositivo móvel suportado – até mesmo se os dados estiverem escondidos ou tiverem sido deletados.
As soluções UFED Ultimate e UFED Touch Ultimate são as mais completas soluções móveis forenses da indústria. Elas permitem uma profunda extração de dados existentes, ocultos ou excluídos, como senhas, e-mails, SMS, Chat, imagens, contatos e muito mais.
O método de extração de propriedade física é realizado a partir de chips de memória dos dispositivos usando carregadores de inicialização. Isso significa que os dados extraídos são completamente intactos, e mantem a integridade forense, tornando-os válidos em um tribunal de direito.

A aplicação UFED Physical Analyzer da Cellebrite pode expor todos os segmentos de dados de um dispositivo de memória e fornece decodificação aprofundada, análise e geração de relatórios.
O UFED Logical e UFED Touch Logical permitem extração de dados rápida e simplificada de cartões SIM e memória dos aparelhos. Juntamente com o UFED Logical Analyzer, os usuários podem realizar análises básicas e relatórios dos dados extraídos.

Existe alguma nova aplicação?

Uma nova aplicação da Cellebrite prestes a entrar no Mercado é o UFED Link Analysis. Ele permite a visualização das conexões e os métodos de comunicação usados entre múltiplos dispositivos móveis, fornecendo uma imagem mais aprofundada do caso ou investigação, além de suportar a extração física e decodificação de dados comprovatórios, senhas de telefone MTK e chips Spreadtrum.

Esse tipo de solução já é utilizada aqui no Brasil? Se sim, com quais empresas?

A solução da Cellebrite é usada no Brasil por parte dos governos e várias entidades policiais.  Devido a razões de segurança e privacidade não podemos e não estamos autorizados a fornecer os nomes das empresas / entidades que atendemos.

O diretor da empresa ainda informou  que a série UFED é capaz de extrair dados de dispositivos móveis de forma forense usando carregadores de inicialização de propriedade, o que significa que os dados podem valer como prova em um tribunal de direito. O uso do UFED na indústria faz as pessoas se conscientizarem de que os dados não podem ser apagados ou escondidos a partir dos dispositivos móveis. Usando um método de extração física o UFED pode extrair toda a memória de um dispositivo móvel.

“A feira foi de grande benefício para a Cellebrite. Foi uma ótima oportunidade de contatarmos os clientes finais e usuários no Brasil. Nós ganhamos um claro entendimento do mercado Brasileiro, e as tecnologias que eles requerem. Um dos nossos principais objetivos em eventos, tal como o ICCyber é realmente entender as necessidades e desejos dos usuários. O ICCyber foi também uma ótima oportunidade de demonstrar e apresentar as nossas novas tecnologias para clientes em potencial”, conclui Shai Segal.