ESPM investe em desempenho da rede com solução SYSTIMAX - NetSeg

ESPM investe em desempenho da rede com solução SYSTIMAX

TI & Software |

Após dois anos de adequações, o data center da ESPM, em São Paulo-SP, pode ser considerado um dos mais modernos do Brasil pelas tecnologias empregadas, entre elas a solução em gerenciamento inteligente SYSTIMAX iPatch e a solução óptica LazrSpeed 10 Gigabit por segundo (desenvolvidas e fabricadas pela CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX® e UNIPRISE).

A modernização do data center – realizada em duas fases, a primeira concluída em janeiro de 2010, com a mudança física, e a segunda, finalizada em outubro de 2011 – foi precedida pela migração da infraestrutura de rede para Categoria 6, com tecnologia SYSTIMAX, em contínua expansão. Essas implementações foram – e, no caso das expansões, são ­– feitas pela Tecnolink Networking & Cabling com materiais fornecidos pelo Grupo Policom, assim como os racks do data center (dois Top Solutions G3) e dos andares (20 Top Solutions).

Além do espelhamento dos servidores, o data center passou a contar com 200 pontos UTP e 40 pontos em fibra LazrSpeed 10 Gigabit por segundo e iPatch. O backbone é redundante e interliga os seis prédios do complexo educacional da ESPM. A esses pontos, todos com tecnologia CommScope, somam-se outros 2.500 em Categoria 6, que atendem salas de aulas, administração e laboratório, permitem a comunicação VoIP, o acesso à VPN e a transmissão de imagens, tanto dos funcionários e professores, quanto dos alunos e visitantes da instituição de ensino.

Voltada à formação nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, a ESPM garante alta disponibilidade de sua rede para todos seus 13 mil alunos e mais de 1.200 professores e funcionários, em período integral – 24x7x365 ­– para acesso via web, inclusive. Para isso, mantém em todas as unidades rede redundante com WiFi.

A necessidade da redundância é comprovada, por exemplo, pelo volume de acessos simultâneos medidos pela área de TI da ESPM. Segundo Cosmo Luís Arrivabene, administrador da rede, a média é de 2.000 conexões na rede wifi, “pois os alunos estão conectados o tempo todo”.

Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura TI da instituição, complementa, frisando que “a TI não pode ser um gargalo de crescimento da instituição. Por isso, o que há de melhor tem de estar aqui, até para suportar o desenvolvimento da própria tecnologia incorporada à Educação. Essa meta torna a ESPM referência na aplicação de soluções em ambiente educacional, como as switches da série HP A12500 para o core da rede e o uso do sistema IMC (Intelligent Management Center) da HP, que permite à ESPM administrar de maneira centralizada toda a sua rede cabeada e sem fio, oferecendo visibilidade e gestão remota de todos os sites. Acredito que poucas instituições no Brasil possuem essas soluções, o que nos coloca em um patamar diferenciado”.

O modelo implementado em São Paulo, na sede da ESPM, está sendo replicado para as demais unidades: Porto Alegre-RS, onde há 1.500 pontos, e Rio de Janeiro-RJ, com 1.200 pontos, a serem concluídas até março e agosto deste ano, respectivamente.

Sobre a ESPM

Fundada em outubro de 1951, por Rodolfo Lima Martensen, a ESPM nasceu como “Escola de Propaganda de São Paulo”, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do MASP. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão, negócios internacionais, jornalismo e, atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Visite: www.espm.br.

Sobre a Tecnolink

A Tecnolink Networking & Cabling (www.tecnolink.info) iniciou suas atividades em junho de 1993 e atua em consultoria e instalação de redes de Cabeamento Estruturado, Telefonia e Elétrica Estabilizada e Convencional, Equipamentos Ativos, Data Centers e CFTV,  fornecendo todo os produtos e equipamentos necessários para  implantações de projetos, proporcionando soluções completas, possibilitando treinamento, padronização e qualidade dos serviços executados. A empresa tem como missão ser um integrador de soluções de rede, levando aos clientes a melhor tecnologia aliada a melhor performance, agregando valor ao negócio do cliente.

Sobre a CommScope®

A CommScope® (www.commscope.com) exerceu um papel fundamental em quase todas as redes de comunicações mais importantes do mundo. Criou a infraestrutura que conecta as pessoas com as tecnologias por meio de cada inovação. O portfólio de soluções de ponta a ponta inclui tudo o que os clientes necessitam para construir redes tradicionais e sem fio de alto rendimento. Embora a tecnologia evolua, a meta continua sendo a mesma: ajudar os clientes a criar, inovar e desenvolver-se mais rápido e melhor. A empresa tem com foco conectar e fazer evoluir as redes para os negócios em casa, no trabalho e em movimento. A CommScope, a Andrew e a SYSTIMAX são marcas comerciais registradas da CommScope, Inc.

Sobre o Grupo Policom

Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio.

Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 150 colaboradores.