Cresce o número de câmeras de vigilância em São Paulo - NetSeg

Cresce o número de câmeras de vigilância em São Paulo

Câmeras |

É surpreendente o aumento do número de câmeras de segurança no Estado de São Paulo, principalmente na área central das cidades. São 49 aparelhos em somente cinco municípios: Ribeirão, Franca, São Carlos, Barretos e Matão. A estimativa é que esse número chegue a 95 unidades --aumento de 94%-- e cobrirá oito cidades da região até o final do ano. Boa parte do aumento de áreas monitoradas se deve a Araraquara, que começou na última semana a instalar 25 câmeras de monitoramento. O trabalho será finalizado em três meses, segundo a prefeitura. Outra que está investindo na segurança é Jaboticabal, que implantou postes que sustentarão dez novas filmadoras. Já Barretos conta com 12 câmeras e Bebedouro planeja instalar cerca de 30 câmeras em áreas estratégicas. Em Ribeirão Preto, dez aparelhos gravam a movimentação nas ruas do comércio, diminuindo a criminalidade na área coberta.

Investir em segurança, especialmente em soluções de vídeovigilância que identificam e até intimidam a ação dos criminosos, tornou-se fundamental nos grandes centros urbanos. “Investir em sistemas de monitoramento que possibilitam a prevenção de roubos aumenta a confiança do cidadão, fazendo com que ele se sinta mais seguro para realizar suas atividades na rua”, afirma Gustavo Rizzo, representante da NUUO no Brasil, empresa especializada em Sistemas de Vídeovigilância, que aposta em tecnologias inovadoras, combinando as soluções NVR's, NDVR's híbridos e tecnologia IVS (vídeo inteligente). A empresa possui mais de 13.800 locais de instalação espalhados por 60 países. No Brasil, seus produtos são 100% integrados à plataforma de segurança SCAIIP, desenvolvida pela VAULT, sua representante exclusiva no País.

A NUUO desenvolve soluções que atendem necessidades de monitoramento, patrulhamento e análise com funcionalidades como o Vídeo Analítico, que capta movimentação geral, objeto perdido, oclusão de câmera, objeto estranho, perda de foco e perda de sinal; o Playback Multifuncional com Busca Inteligente, com filtro específico de busca inteligente que economiza tempo e agiliza a operação, selecionando eventos suspeitos, registrados durante horas de gravação; o Popup de E-map, que mostra a exata localização e o status de todos os dispositivos no sistema, além de proporcionar a pré-visualização de vídeo das câmeras, permitindo que o usuário responda prontamente aos eventos; entre outras funções ideais para impedir ou detectar as “saidinhas de banco”.

A Brasília Segurança foi uma das empresas que apostou na VAULT ao buscar um parceiro que integrasse o Sistema de Monitoramento Local, Global e Controle de Acesso. “Durante a Exposec deste ano, conhecemos no estande da VAULT o software NUUO que atende a todas as necessidades da nossa Central de Monitoramento na sede da empresa. Além disso, investimos na linha de produtos de Controle de Acesso. O software NUUO integrado ao Controle de Acesso resultou em benefícios como o tratamento de eventos de alarmes feito no próprio servidor NUUO e a integração total entre Central de Monitoramento, câmeras locais e Controle de Acesso”, afirma Paulo Sena, consultor de segurança e tecnologia da Explora Tecnologia, que detém a Brasília Segurança.

Segundo Sena, no cenário atual, desde pequenos estabelecimentos até grandes cooporações precisam de soluções de monitoramento eletrônico que impeçam ações criminosas. “Um sistema inteligente, bem montado e de qualidade possibilita a segurança e garante a continuidade dos serviços prestados por qualquer tipo de estabelecimento, seja ele de pequeno ou grande porte. E a VAULT conseguiu fazer tudo isso com qualidade e baixo custo, confirmando ser a solução ideal para uma Central de Monitoramento de Vídeo”, diz Sena.

“Um dos diferenciais da NUUO é a plataforma estável e de última geração para as câmeras analógicas existentes e para as novas câmeras IP, além da interface simples e amigável para setup de gravação de câmeras para a proteção de qualquer objeto ininterruptamente, otimizando a segurança das pessoas”, finaliza Rizzo.

Sobre a NUUO

A NUUO, representada no Brasil com exclusividade pela VAULT, é uma empresa especializada em Sistemas de Vídeo Vigilância, conhecida internacionalmente pela sua performance confiável, pelo pronto atendimento e pelo espírito inovador. Fundada em 2004, a NUUO aposta em tecnologias inovadoras, combinando as soluções NVR's, NDVR's híbridos e tecnologia IVS (vídeo inteligente) e garantindo crescimento de seu market share na indústria internacional de segurança. Os produtos NUUO são de fácil instalação, possuem interface gráfica de fácil compreensão e utilização, e são baseados em plataformas abertas, o que permite integração com diferentes marcas de equipamentos de rede.

Sobre a VAULT

A VAULT é uma empresa especializada em Engenharia para Ambientes Seguros, com atuação em duas divisões de negócios: Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase duas décadas fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários.

Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, que preservam a integridade arquitetônica da estrutura, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas para garantir a segurança total de seus clientes.

Com faturamento de 12 milhões de reais em 2009, a VAULT já atendeu mais de 3000 clientes e realizou desde blindagem de portas residenciais (mais de 1500 residências) até blindagem de fachadas inteiras de prédios localizados em área de risco de bala perdida no Rio de Janeiro, como da Fiocruz, White Martins, Tribunal de Justiça e Petrobrás. Este último, resultou em uma das maiores blindagens feitas no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados).

Por Flávia Ghiurghi