Quarto do pânico: item de luxo no setor de segurança - NetSeg

Quarto do pânico: item de luxo no setor de segurança

Vigilância |

As vendas no comércio de luxo tiveram alta de 30% no primeiro trimestre deste ano e a estimativa para 2010 é que o setor fature cerca de R$ 8,5 bilhões. Impulsionado pela venda de produtos de grife, o mercado também conta com a oferta de serviços de alto padrão. Dentre estes, está o setor de segurança eletrônica, que fechou o ano de 2009 com um crescimento de 7%, registrando um faturamento de aproximadamente US$ 1,5 bilhão, segundo estimativas da ABESE. O setor, que tem registrado uma média anual de crescimento de 13% no Brasil, conta atualmente com mais de 650 mil imóveis monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes, o que corresponde a 10,5% de um total de 6,18 milhões imóveis com possibilidade de receberem sistemas de alarmes monitorados. 

Um dos itens de segurança que vem ganhando espaço no mercado de luxo é o “quarto do pânico”, um cômodo da casa totalmente blindado, com câmeras que monitoram a área externa. O sistema de comunicação se dá por meio de um celular carregado disponível só para caso de emergência no ambiente de segurança, segundo Vinicius de Luca, diretor da VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Nesse próprio celular é possível instalar um software especializado que possibilita o acesso às imagens das câmeras pelo próprio aparelho (desde que seja um iPhone), senão será necessário um laptop. 

Além disso, a VAULT atua com sistemas integrados em IP para controle de acesso e monitoramento de CFTV e alarme, leitoras biométricas de reconhecimento facial, equipamentos blindados para monitoramento de grandes eventos, entre outras tecnologias inovadoras que permitem que o usuário monitore sua casa pelo iPhone, controle o sistema de segurança de sua casa à distância, entre outras possibilidades. Tudo isso por meio da automação de sistemas inteligentes de segurança e monitoramento que vem, cada vez mais, despertando o interesse de um público seleto. “O número de pessoas de alta renda que vem buscando estas soluções é impressionante, dada a necessidade de assegurar a proteção da família e do patrimônio”, confirma de Luca.

Sobre a VAULT 

A VAULT é uma empresa especializada em Engenharia para Ambientes Seguros, com atuação em duas divisões de negócios: Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase duas décadas fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários. 

Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, que preservam a integridade arquitetônica da estrutura, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas para garantir a segurança total de seus clientes. A VAULT já atendeu mais de 3000 clientes e realizou desde blindagem de portas residenciais (mais de 1500 residências) até blindagem de fachadas inteiras de prédios localizados em área de risco de bala perdida no Rio de Janeiro, como da Fiocruz, White Martins, Tribunal de Justiça e Petrobrás. Este último, resultou na maior blindagem feita no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados). 

Por Flávia Ghiurghi