Fachadas de prédios são focos de blindagem - NetSeg

Fachadas de prédios são focos de blindagem

Vigilância |

Os números comprovam: cada vez mais, as balas perdidas fazem vítimas no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em sete meses incompletos em 2009, houve 18 vítimas fatais enquanto ao longo de 2008 foram registradas 16 mortes. Para as empresas localizadas em regiões consideradas de risco, a necessidade de aumentar a proteção por meio da Blindagem Arquitetônica tornou-se primordial, tanto pela segurança dos profissionais como para evitar prejuízos patrimoniais. Foi o caso do prédio da Petrobrás que fica em Cidade Nova, bairro de classe média e média-baixa da cidade do Rio de Janeiro, localizado na convergência entre o Centro e a Zona Norte, onde a incidência de criminalidade e balas perdidas é muito grande. A pedido da Racional Engenharia, a proteção do edifício da Petrobrás foi realizado pela VAULT, empresa especializada em Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme), e resultou na maior blindagem feita no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados). 

Outra fachada protegida pela VAULT foi do prédio do Fórum da Leopoldina, também no Rio de Janeiro. Neste caso, foram blindadas as esquadrias e os vidros da fachada e da guarita. Keli Regina Barreto da Mata, engenheira civil do Departamento de Fiscalização de Obras do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, confirma que o reforço na segurança do edifício foi necessário em função de o local já ter sido alvo de balas perdidas. “A blindagem proporcionou aos Magistrados, serventuários e ao público em geral uma maior proteção e tranquilidade.” Para Vinicius de Luca, diretor da VAULT, a tendência é que a demanda pela blindagem de estruturas inteiras cresça cada vez mais, acompanhando o aumento da violência.

Sobre a VAULT 

A VAULT é uma empresa especializada em Engenharia para Ambientes Seguros, com atuação em duas divisões de negócios: Blindagem Arquitetônica e Sistemas Integrados de Segurança (Controle de Acesso, CFTV e Alarme). Há quase duas décadas fabricando, distribuindo e implementando soluções integradas de segurança, a VAULT surgiu como um embrião dentro de uma empresa de engenharia voltada para execuções de projetos e estruturas metálicas no segmento de módulos habitáveis para plataformas de petróleo, containers de cargas e vagões ferroviários. 

Com o aumento da violência no início dos anos 90, a empresa de engenharia decidiu criar uma empresa destinada especialmente à fabricação de portas de segurança em função da crescente demanda por estes produtos. Atualmente, a VAULT desenvolve projetos mais complexos, customizados, que preservam a integridade arquitetônica da estrutura, com proteções de ambientes inteiros para residências, condomínios, bancos, empresas e representações diplomáticas para garantir a segurança total de seus clientes. 

Com faturamento de 12 milhões de reais em 2009, a VAULT já atendeu mais de 3000 clientes e realizou desde blindagem de portas residenciais (mais de 1500 residências) até blindagem de fachadas inteiras de prédios localizados em área de risco de bala perdida no Rio de Janeiro, como da Fiocruz, White Martins, Tribunal de Justiça e Petrobrás. Este último, resultou na maior blindagem feita no Brasil (Nível III contra fuzil), totalizando mais de 1000 m2 de área protegida (vidros blindados). 

Por Flávia Ghiurghi