Câmeras são instaladas nas ruas do Recife - NetSeg

Câmeras são instaladas nas ruas do Recife

Cidades Digitais |

Monitoramento é feito por policiais durante 24 horas por dia.
Imagens flagradas por 50 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Diariamente, pequenos capítulos da vida urbana são registrados pelas lentes de pequenas câmeras, como as que foram agora instaladas nas ruas da capital pernambucana. Ao todo, 50 câmeras transformaram 11 bairros do Recife em um "Big Brother" de prevenção ao crime. Instaladas em pontos estratégicos, elas funcionam como um mirante privilegiado de onde é possível captar as situações suspeitas. 

Elas filmam num ângulo de 360 graus, aproximam a imagem 45 vezes. Estão sendo compradas mais 150 câmeras que devem funcionar até setembro. 

As imagens captadas pelas câmeras nas ruas são vistas por olhos bem treinados e atentos, 24 horas por dia, na Central de Monitoramento, na Secretaria de Defesa Social. Cada operadora monitora 10 câmeras. As cenas são ampliadas no monitor. Um policial está sempre de plantão para acionar as equipes nas ruas e tentar evitar os crimes.

Entre as cenas captadas pelo equipamento, há o registro de três homens vendendo pedras de crack, tranquilamente em uma rua no centro do Recife, às 19h30. Só não imaginam que tudo está sendo filmado. Eles saem sem pressa, mas são abordados pelos policiais que, avisados, chegam a tempo de fazer o flagrante. 

Os flagrantes mostram que as câmeras são poderosas aliadas para combater a impunidade. Um casal foi atacado por três homens. Um deles conseguiu fugir com a bolsa da mulher. A outra câmera, na rua adiante, já mostra o desfecho. Os policiais conseguiram chegar a tempo de prender os assaltantes.

Em um ponto de ônibus, quatro homens chegam de repente e assaltam os passageiros que esperavam pelo transporte. Eles correm, se separam. Um deles não consegue escapar do policiamento. Foi preso e reconhecido pelas vítimas menos de 10 minutos depois de ter sido filmado em ação. Seguiu direto para delegacia.