Ataques ao Internet banking aumentam 20%, mas fraudes caem 25% - NetSeg

Ataques ao Internet banking aumentam 20%, mas fraudes caem 25%

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A quantidade de usuários de internet banking continua aumentando no Brasil e deverá passar dos 30 milhões este ano. 

E o volume de ataques aos site bancários também vem aumentando: 20% entre janeiro e outubro , comparado ao mesmo período do ano passado. As boas notícias são a de que este volume ainda é bem menor que o do registrado em 2006. 

E que a quantidade de ataques bem sucedidos vem caindo ano a ano. Em 2008 as fraudes caíram 29%, se considerado o número de ocorrências, e 25%, se considerado o volume de dinheiro envolvido, também em comparação a 2007, que já havia registrado queda ante a 2006. Os  dados foram divulgados hoje pela Febraban.

Como agora, no Natal, costuma haver um aumento nos ataques, pelo motivador de contexto, a Febraban redobrou os alertas aos usuários de internet banking, na tentativa de evitar ataques derivados de ações de engenharia social. Em especial, os originados a partir de um processo relativamente novo de fraude na Internet: o roubo de identidades nas redes sociais e webmail.

"A segurança do internet banking superior a 99,998%", afirma Guilhermino Domiciano de Sousa, integrante da comissão de Fraudes Eletrônicas da Febraban. "E o setor bancário tem investido milhões em tecnologias que aumentem essa segurança como os tokens e cartões geradores de contra-senhas, antitrojans, biometria, etc. Nessa época do ano o monitoramento das transações aumenta. Mas também é importante que o usuário faça a parte dele. Fique atento a qualquer anormalidade ou irregularidade nas suas atividades online", diz o executivo.

Para evitar cair no conto do vigário, além de estar sempre alerta o usuário de internet banking pode tomar algumas medidas preventivas importantes. Entre elas, manter seu sistema operacional e software antivírus permanentemente atualizados, usar um firewall, conhecer bem a página do seu banco e, se puder, só acessar o internet banking do mesmo computador, o de casa e/ou o do escritório. No caso do escritório, sempre do mesmo.

"É aconselhável também evitar acessar o Internet banking através de redes de acesso wireless abertas, ou públicas", acrescenta o coordenador da comissão de Fraudes Eletrônicas da Febraban, Cesar Augusto Faustino.

O telemarketing e a engenharia social

A engenharia social tem preocupado tanto as bancos que já existem conversas no sentido de harmonizar as atividades de telemarketing para a venda de produtos como cartões de crédito, fundos de investimentos, seguros, entre outros, com as de segurança bancária.

"Esses esforços são no sentido de educar tanto o cliente quanto o agente de telemarketing e introduzir mecanismos de verificação de identidade, de parte a parte, usando inclusive recursos de identificação de hardware", explica Guilhermino Domiciano.

Segundo ele já existem testes neste sentido em andamento em alguns bancos, usando recursos como identificação do número do telefone do banco e do usuário. "O futuro não é sombrio. Ao contrário. Estamos caminhando bem", diz ele.

Mas para este Natal, a recomendação é usar o expediente de desligar a ligação e retornar para o seu gerente perguntando se realmente o banco estácom promoção de venda de outros serviços e produtos, e como proceder no caso de interesse de adesão.