Para Bill Gates, o mundo não está preparado para mais automação - NetAv

Para Bill Gates, o mundo não está preparado para mais automação

Automação | 06/01/2015

Bill Gates declarou, em um evento no American Enterprise Institute, que acredita que o mundo não está preparado para enfrentar as mudanças que estão para ocorrer no futuro próximo. De acordo com ele, muitos dos trabalhos serão automatizados e os humanos darão lugar às máquinas.

Segundo Gates, essa substituição deverá acontecer em apenas 20 anos, afetando os trabalhos em níveis mais baixos, consequentemente, gerando desemprego e um problema sério para a sociedade. O avanço tecnológico tem ocorrido de maneira tão rápida que as tarefas humanas serão substituídas por máquinas eficientes que possam executar suas tarefas em menor tempo e com menor custo. Assim sendo, este maior nível de automação pode gerar complicações para diversas áreas e, por conta disso, está longe de ser uma vantagem para todos.

“A substituição por sofwtares, seja para motoristas, garçons ou enfermeiros está progredindo. A tecnologia ao longo do tempo irá reduzir a demanda por postos de trabalho, em especial nos setores mais simples”, declarou o fundador da Microsoft.

Bill Gates ainda falou sobre as soluções para que os robôs não tomem o lugar dos humanos. As empresas e os governos devem tomar medidas para evitar que ocorra situações irreversíveis neste sentido. Para ele, é preciso tomar medidas radicais, como haver uma redução nos impostos e em um maior recrutamento e retenção de pessoas, além da concessão de auxílios ou subsídios para que isso ocorra.

“Quando as pessoas dizem que devemos aumentar o salário mínimo, eu me preocupo com o que isso impactará na criação de emprego”, concluiu.

Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/bill-gates/Para-Bill-Gates-o-mundo-nao-esta-preparado-para-mais-automacao/#ixzz3O2maMQkw
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.