Panasonic relança linha de áudio Technics e anuncia TVs 4K na IFA 2014 - NetAv

Panasonic relança linha de áudio Technics e anuncia TVs 4K na IFA 2014

Áudio | 2014-09-16

As apresentações da Panasonic durante a IFA 2014 revelaram televisões com resolução 4K e o retorno da linha de aúdio Technics – criada em 1965 pela fabricante – com novos alto-falantes de última geração. As novidades devem chegar ao mercado europeu em dezembro deste ano e, posteriormente, ao resto do mundo.

A TV 4K, da série AX900, já havia sido mostrada durante a CES 2014. Na época, era apenas um protótipo de televisão LCD baseada em LEDs com qualidade tão boa quanto os equipamentos de plasma, uma tecnologia abandonada pela empresa.

O televisor tem uma matriz de LED que garante um controle local da iluminação, melhorando a qualidade e o contraste da imagem. O número de zonas de escurecimento não foi confirmado, mas a expectativa é que existam 128 delas ao longo da tela.

Segundo a Panasonic, o sinal de vídeo da TV é analisado em campos de escurecimento com matrizes de 5×5 e não de 3×3, como é o habitual. Cada campo ajusta o nível de brilho individualmente em vários níveis, o que resulta em objetos luminosos com movimentos suaves, alto contraste e boa gradação mesmo em cenas escuras. Além disso, a fabricante apostou em um LCD mais transparente, que gera imagens com maior brilho e um sensor de luminosidade mais apurado.

O modelo também será compatível com streaming 4K da Netflix, que será lançado oficialmente junto com o equipamento. A empresa também avisou que um serviço semelhante para a Amazon estará disponível para a TV em breve.

A AX900 terá duas versões, de 55 e 65 polegadas, que deverão estar disponíveis na Europa nos próximos meses. A data de lançamento no resto do mundo e o preço não foram confirmados.

A empresa também apresentou outros modelos de TV 4K, como a TX-85X940, de 85 polegadas e a TX-AX 630, que possui versões em 40, 48 e 55 polegadas. Todas elas possuem matrizes de LED e conexão DisplayPort, além de entrada HDMI 2.0 compatível com o protocolo HDCP 2.2.

Mas as apresentações da Panasonic não se resumiram apenas a TVs. A fabricante também mostrou novos alto-falantes da linha Technics, uma das mais antigas da empresa. Serão duas linhas diferentes de produtos: as série R1 e C700.

A série R1 é a de referência e é composta por três modelos: o amplificador estéreo SE-R1, o network player SU-R1 e o sistema de alto-falantes SB-R1. Já a linha C700 é chamada de Premium pela companhia e inclui o amplificador estéreo integrado SU-C700, o network player ST-C700, o tocador de CD SL-C700 e o sistema de alto-falantes SB-C700.

“Nós adotamos todas as tecnologias de ponta possíveis para não comprometer a qualidade de áudio”, garante a líder do projeto da Technics, Michiko Ogawa. Alguns recursos disponíveis são amplificação sem distorção e a presença de alto-falantes frontais.

Ainda não foram dadas muitas informações sobre os produtos, como especificações técnicas, dimensões e preço. Os novos equipamentos estarão disponíveis na Europa em dezembro de 2014 e devem ser lançadas no resto do mundo em seguida, mas ainda sem previsão de data.