Saiba como são trocadas as cores da iluminação do Cristo Redentor - NetAv

Saiba como são trocadas as cores da iluminação do Cristo Redentor

Iluminação | 2014-07-27
Corcovado recebeu quatro colorações especiais em somente em 2014. Mudança de luz celebra datas católicas e se solidariza com causas sociais.

O Cristo Redentor recebeu iluminação de cor especial em quatro dias de 2014, para a surpresa dos cariocas. A troca da tradicional luz branca em algumas ocasiões não é por acaso: o objetivo é celebrar datas festivas da Igreja Católica ou demonstrar solidariedade a problemas de saúde e causas sociais.

A iluminação do Cristo pode ser alterada de forma manual ou até por um aplicativo no celular. De acordo com padre Omar, ele só utilizou o recurso uma vez, durante a Rio+20, em 2012, quando a luz ficou verde. O santuário teve acesso à tecnologia após uma reforma no sistema elétrico do Corcovado, em 2011.

Desde então, o Cristo Redentor tem iluminação sustentável e de baixo consumo de energia. A mudança aconteceu após uma parceria com uma empresa privada, que patrocinou integralmente a reforma. O projeto foi montado pelo conceituado iluminador alemão Peter Gasper.

“A iluminação antiga atraía insetos, estamos numa floresta. Ele (Peter Gasper) fez um projeto e fizemos a captação através de uma empresa, que patrocinou integralmente a reforma. É uma iluminação sustentável, de baixo custo, baixo consumo e o Cristo merece isso”, disse padre Omar.